Prémio Escalão 2.º Ciclo | Roca S.A.:
-

Grupo “Os Exploradores”

Numa aldeia longínqua, situada num vale, vivia uma família muito pobre. Essa família era constituída pelo pai, o senhor Joaquim, pela mãe, a senhora Nicole, e por cinco filhos: a Filipa, o Pedro, o Igor, a Márcia e o Leonardo.

Numa certa tarde, Leonardo, o mais novo, foi dar um passeio pela floresta e lá encontrou um livro. Ficou muito feliz, pois todos os livros que tinha eram livros da escola e já tinham sido usados pelos seus quatros irmãos.

O título do livro era “O livro mágico - ler, ouvir e sentir!”. O Leonardo, que gostava muito de fazer experiências, abriu o livro e o primeiro capítulo “Truques e magias – transforma as noites nos dias” pareceu-lhe muito interessante. Contava a história de um mago que vivia no cimo de uma montanha e que estava a preparar uma poção mágica para transformar uma aldeia numa espécie de Atlântida. Sem perceber como, ele próprio transformou-se nesse mago e conseguiu criar um feitiço: a aldeia começou a ficar completamente inundada e os habitantes que restavam, estavam a tentar escapar. De repente, Leonardo reconheceu os seus pais, os quais estavam a afogar-se.

Aterrorizado, procurou numas linhas abaixo o contra-feitiço “Retornus Totalus” e surpreendentemente, ao dizer as palavras, a inundação parou. A aldeia voltou a ser o que era dantes e todos, à excepção do Leonardo, esqueceram o que acontecera.

O Leonardo guardou o livro no seu saco, foi a correr para casa e colocou-o debaixo da sua almofada.

No dia seguinte, ao arrumar o quarto do irmão mais novo, Filipa reparou que a almofada tinha alguma coisa debaixo e retirou de lá o livro. Levou-o debaixo da camisola até ao jardim e escondeu-se atrás de uma arbusto. A Márcia, que andava a brincar por lá, encontrou a Filipa e perguntou-lhe:

-O que estás a fazer?

A Filipa, assustada, escondeu o livro, atrás das costas e disse:

-Eu?!...Nada!... Estou só a descansar!

Desconfiada, a Márcia disse:

-Não mintas que eu conheço-te de ginjeira! O que é que escondeste? Deixa-me adivinhar... mais uma cartinha do teu namoradinho.

-Não!

-Então prova!

E a Filipa viu-se obrigada a mostrar o livro. Foram ao índice e encontraram um capítulo que dizia “Vampiros: sangue, amor e poder”. Nessa história, um vampiro estava apaixonado por uma humana e queria transformá-la em vampira. Tal como tinha acontecido com o Leonardo, sem perceberem bem como, a Filipa e a Márcia estavam numa floresta à frente de um vampiro que lhes disse:

-Não tenham medo, eu não vos faço mal!

Elas sentaram-se numa pedra a conversar com o vampiro que se chamava Afonso. O Afonso contou-lhes a história da sua vida e a Filipa ficou apaixonada por ele. A Márcia, vendo isto, procurou o livro e fechou-o. Nesse momento, tudo voltou ao normal e elas voltaram a deixá-lo atrás do arbusto, uma vez que o Leonardo estava no quarto.

Enquanto brincavam, o Pedro e o Igor encontraram o tal livro. Começaram a ler uma história e encontraram-se num templo vestindo umas roupas muito esquisitas rodeados por cinco homens que tinham umas capas pretas e a boca tapada. Nesse instante, um dos cinco homens tentou atacar o Igor. Para se defender, o Igor protegeu a cara levantando o braço. Ao ver que o Igor tinha feito uns movimentos espantosos, o Pedro perguntou-lhe:

-Como é que fizeste isso?

-Não sei...foi estranho...o meu corpo movimentou-se sozinho!

Para se defenderem dos ataques dos ninjas, os irmãos fizeram uma combinação de lama e vento que causou um furacão de lama. Ao verem isto, ficaram ainda mais pasmados. Como os ninjas ficaram presos no furacão, o Igor e o Pedro começaram a fugir e foram à procura do livro. Fecharam-no e viram que o templo se tinha transformado na sua casa.

Ainda bastante assustados, viram à sua frente a Márcia, a Filipa e o Leonardo que perguntou:
- O que é que vocês estão a fazer com o meu livro? Fui eu que o encontrei!

Na capa do livro apareceu uma mensagem “Se queres viver num paraíso, as tuas mãos aqui terás de colocar!”

Ouvindo isto, a Filipa, que queria reencontrar o seu vampiro, aproximou a sua mão do livro. O Pedro, agarrou-lhe a mão e disse:

-O que é que estás a fazer?

-Estou farta desta vida! Quero mudar! Quero aventura! Quero emoção!

-Não vês que estás a cometer um erro? O que seria dos nossos pais sem nós? Não vês como ficariam tristes?

A Márcia respondeu:

-Acho que o Pedro tem razão. Não há nada mais importante que a família!

-Concordo... Vamos desfazer-nos deste livro que só nos trouxe problemas.

Então o Leonardo foi à floresta e deixou o livro onde o tinha encontrado.

 

Filipa Alexandra Antunes Bernardo, Igor Gil de Jesus, Leonardo Varanda Antunes, Márcia Cristina Belo Gonçalves, Pedro Gonçalves Silva), do Colégio Senhor dos Milagres.